domingo, 22 de abril de 2012

Chico Vive !!

Esta é para os alunos do sétimo ano do Colégio Acreano...
Já que estamos estudando sobre as relações de trabalho no espaço rural e consequentemente conhecendo alguns acontecimentos importantes para nossa história local é importante que vocês conheçam este trabalho da aluna Lydia (que hoje estuda na turma "Nadia Comaneci" do Colégio Acreano) que fez um livro sobre Chico Mendes, um livro bem simples, mas que pode servir de conhecimento.

Apresentação de Powerpoint: Pré-história

Aos alunos do 1º ano da Escola José Rodrigues Leite eis a apresentação de Powerpoint da nossa primeira aula:

O Dia da Terra

Hoje comemoramos o dia da terra (para saber sobre isto leia o site www.calendarr.com ou o site oficial www.earthday.org) este dia é muito importante para repensarmos nossas ações para com este planeta, e também, refletirmos sobre as grandes riquezas provenientes da terra. Temos estudado que nosso país é um país de grandes riquezas, que a terra é abençoada para a prática da agricultura e que todos nós indiretamente ou diretamente dependemos do trabalho da terra.

Dessa forma, os últimos acontecimentos que temos presenciado está semana comprova que a história é viva, pois a luta pela terra ainda permanece, compreendemos que vivemos de permanências e transformações. Pois, nos sétimo anos estamos estudando as organizações produtivas no espaço rural e as relações de trabalho existentes neste espaço, como por exemplo a luta dos seringueiros no nosso Estado. E atualmente pela mídia televisiva ou pela rede mundial somos informados do conflito entre índios e fazendeiros no sul. O conflito já existe há mais de 30 anos e "Em nota, a Funai diz que a área de 54 mil hectares entre os municípios de Itaju do Colônia, Camacã e Pau Brasil, é reserva indígena e que o estado da Bahia, indevidamente, passou a titular essas terras na época da expansão das lavouras de cacau. A fundação também aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal."(http://g1.globo.com)

Além deste conflito, em várias localidades houve manifestação dos sem-terra em lembrança aos 19 anos do massacre no Eldorado dos Carajás, onde 19 sem-terras foram mortos pela Polícia Militar, que tentava reprender o desbloqueio da rodovia PA-150 no Sudeste do Pará. O número de trabalhadores rurais que sofrem com conflitos de terra aumenta a cada dia, seja pela grilagem, pela escravidão contemporânea ou pela posse indevida da terra. Apesar de estarmos bem distante desta realidade devemos fechar os olhos para uma realidade iminente? sermos complacente? o que cabe a nós?

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Apresentação do Power point Reformas Religiosas

Para os alunos do 8º ano, eis a apresentação que foi trabalhada sobre as Reformas Religiosas. Estudem!!! A turma "Nádia Comaneci" e turma "João do Pulo" precisarão estudar bastante. Outro dia postarei os textos que foram trabalhados em sala de aula.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Organizações produtivas no Egito Antigo

Há muito tempo que quero postar esta apresentação de PowerPoint, na verdade desde o dia que foi trabalhado em sala de aula, mas como sabemos que nem sempre a tecnologia anda tão bem assim, eu tive alguns problemas. Lembrando que estamos na semana de revisão do primeiro bimestre no Colégio Acreano, eu pensei que seria muito bom rever esta aula. Revejam e se quiserem tirem suas dúvidas.

Qual é o papel da escola?

O rumo que o trem da história segue nos leva a refletir sobre o papel do educador nos dias de hoje. Diante de tantas notícias do mal comportamento dos alunos nas escolas, como também, a presença de drogas no ambiente escolar, noticiado ontem pelo jornal Hoje, nos faz lembrar as palavras de Antônio Nóvoa:
"as escolas valem o que vale a sociedade. Não podemos imaginar escolas extraordinárias, espantosas, onde tudo funciona bem numa sociedade onde nada funciona. Acontece que, por uma espécie de um paradoxo, as coisas que não podemos assegurar que existam na sociedade, nós temos tendência a projetá-las para dentro da escola e a sobrecarregar os professores com um excesso de missões. Os pais não são autoritários, ou não conseguem assegurar a autoridade, pois se pede ainda mais autoridade para a escola. Os pais não conseguem assegurar a disciplina, pede-se ainda mais disciplina a escola. Os pais não conseguem que os filhos leiam em casa, pede-se a escola que os filhos aprendam a ler. É legítimo eles pedirem sobre a escola, a escola está lá para cumprir uma determinada missão, mas não é legítimo que sejam uma espécie de vasos comunicantes ao contrário. Que cada vez que a sociedade tem menos capacidade para fazer certas coisas, mais sobem as exigências sobre a escola. E isto é um paradoxo absolutamente intolerável e tem criado para os professores uma situação insustentável do ponto de vista profissional, submetendo-os a uma crítica pública, submetendo-os a uma violência simbólica nos jornais, na sociedade, etc. o que é absolutamente intolerável".(Antônio Nóvoa - Dr. em educação/ Lisboa)

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tecnologia ao alcance de todos

Olá, turma!!! Novos alunos, ou os mesmos alunos, ex-alunos que são alunos de novo este ano. Quanto tempo? Mesmo demorando a postar neste blog, quero informá-los que a proposta do blog continua, um diário virtual das atividades em sala de aula, mais um espaço de reflexão entre professora e aluno ou interessados.
Eu espero que acessem este blog com frequência como acessavam o antigo http://blig.ig.com.br/fazemoshistoria/, pois não consigo mais blogar neste antigo, não sei o que aconteceu. Hacker? vírus? problema com senha? não sei, queria retomá-lo, pois tem muita coisa importante e q pode servir de pesquisa para este ano também. Alunos do primeiro ano da Escola Rodrigues Leite poderiam visualizar um trabalho da pré-história realizado no ano passado com os meu "querido" do C.A., pois é o conteúdo trabalhado neste primeiro bimestre.
Hoje, gostaria de postar um trabalho interessante que realizei ontem no Curso de "Introduçao à Educação Digital" com a Professora Maria Emília proporcionado pelo Proinfo. Leiam e comentem se a tecnologia precisa estar ao alcance de todos.
bjos, até a próxima.
Eis o trabalho: